Implementar uma estratégia de marketing digital em uma empresa muitas vezes pode ser o passo determinante para adequá-la às exigências do atual mercado consumidor e alcançar o público de modo mais eficiente.

No entanto, você que provavelmente já conhece os benefícios desse tipo de estratégia pode ter alguma dificuldade para levar a ideia de investir em marketing digital para quem controla o orçamento da empresa.

No post a seguir, vamos facilitar o trabalho para você. Elencamos as principais razões que seu chefe vai querer ouvir quando você apresentar a ele o marketing digital. Acompanhe!

Saiba como convencer seu chefe a investir em marketing digital

 

Como convencer seu chefe a investir em marketing digital

O marketing digital é uma tendência relativamente recente. Suas práticas já existem e estão em desenvolvimento há alguns anos, mas podemos dizer que ele realmente caiu nas graças do mercado entre 2014 e 2015. Portanto, ainda é uma grande novidade para quem aprendeu a fazer negócios antes disso.

Como o interlocutor que temos em mente aqui é o chefe da empresa, presumimos que estamos falando de uma pessoa um pouco mais velha e mais experiente, que soube aplicar o dinheiro do negócio para gerar frutos e mantê-lo funcionando ao longo do tempo. Talvez não seja tão ligado em tecnologia e não a veja como um recurso aliado do negócio.

No entanto, os fatos estão aí: o marketing digital tem movimentado bastante o mercado e impulsionado as vendas de empresas que souberam aplicá-lo. Quem conhece os benefícios de suas práticas certamente já se interessou em incorporá-las à empresa em que trabalha.

Veja os principais motivos para investir em marketing digital!

 

A empresa é mais facilmente encontrada pelos consumidores

O aumento da presença da internet em nossas vidas mudou completamente a dinâmica de informações da sociedade. Quando não tínhamos ferramentas eficazes de pesquisa, contávamos com veículos como a televisão, revistas, correspondências e ligações para obter informações. Hoje em dia, nós vamos atrás delas por conta própria.

Como não podia ser diferente, essa nova realidade impactou os hábitos do mercado consumidor. Grande parte das decisões de compra e contratações de serviços tem passado por uma pesquisa online, comparação de resultados e impressões em redes sociais.

O marketing digital incorpora esses novos hábitos, e investir nele significa tornar a empresa presente em todas as etapas possíveis desse processo de consideração: seja ao fazer dela um resultado relevante em pesquisa, seja ao torná-la uma autoridade em seu segmento de mercado, diferenciando-a da concorrência.

Estratégias de marketing digital podem compreender a otimização do site da empresa para aparecer em evidência em buscas, a criação de anúncios para se destacar em redes sociais e a produção de conteúdo que pode ser difundido e compartilhado em sites e também nesses canais. Esses elementos compreendem toda a presença digital da empresa e facilitam para que ela seja encontrada pelas pessoas realmente interessadas.

 

É possível planejar ações para prospectar os clientes certos

São várias as pesquisas que comprovam os benefícios concretos que uma empresa pode ter ao investir em marketing digital. Primeiramente, os esforços de marketing digital são todos bem calculados. Pense-se em oposição ao marketing tradicional, em que a prospecção de clientes geralmente ocorre quase que a esmo: publicidade, telemarketing e anúncios pagos sem muito direcionamento.

No marketing digital, por outro lado, até a fase de atração de clientes em potencial se dá de modo planejado. Anúncios, conteúdo em redes sociais e toda a gestão da marca da empresa é feita pensando em um perfil específico de um cliente em potencial, e todos esses elementos são divulgados para o maior número possível de pessoas.

Dentre elas, algumas se identificarão com os valores da empresa e com as soluções que ela propõe para os problemas que eventualmente possam ter. Ações de marketing digital ajudam a identificar essas pessoas por meio de interações e engajamento, e novas ações são planejadas para atingi-las de modo a aproximá-las da empresa e despertar maior interesse em uma compra.

Essa abordagem se mostra muito mais eficiente do que as de marketing tradicional, uma vez que concentra os esforços da equipe de vendas em pessoas que, de alguma forma, já se demonstraram interessadas na empresa. Isso torna o processo de prospecção de clientes muito mais controlável.

 

A concorrência pode já estar investindo em marketing digital

Analise as práticas de seus concorrentes mais próximos. Eles estão presentes em redes sociais, postando conteúdo e respondendo comentários de seguidores? Aparecem em pesquisas do Google quando você pesquisa seu ramo de atuação? Possuem um site com recursos de contato, orçamento etc?

Caso a resposta seja afirmativa, sua concorrência já está um passo à frente, e a chance de o público-alvo de seu negócio encontrar essas outras empresas com mais facilidade é bem maior. No entanto, para alcançá-las, basta adotar estratégias semelhantes.

Ter o acompanhamento próximo de uma agência de marketing digital como a Neocom permite estudar de perto o que sua concorrência mais próxima tem feito, bem como práticas positivas adotadas por outras empresas do mesmo ramo que tiveram a ideia de investir em marketing digital.

Boas agências, inclusive, estão sempre ligadas nessas práticas e buscam modos de aperfeiçoar suas ações. Portanto, ter uma agência comprometida com resultados por trás de sua estratégia de marketing digital significa que sua empresa ficará um passo à frente da concorrência, não o contrário.

 

O negócio obtém bons resultados por um baixo custo

Bons resultados aliados a um baixo custo são o tipo de argumento que o executivo mais gosta de ouvir. É o caso do marketing digital, que é provavelmente a área do negócio mais rentável de se investir. Quando uma agência comprometida com resultados executa bem uma estratégia de marketing, o aumento no faturamento excede em muito os custos dos recursos disponíveis.

Criar uma página no Facebook e perfis nas redes sociais, por exemplo, não representa custos, assim como é possível criar um blog sem precisar investir altos valores. Além disso, com um pouco de pesquisa, encontramos serviços de hospedagem de qualidade para um site institucional.

Anúncios no Google e em redes sociais, por sua vez, têm seu valor condicionado ao seu alcance, e a possibilidade de controlar seu orçamento a qualquer tempo, dependendo de seu desempenho.

Contar com uma agência especializada para ajudá-lo nesse processo é investir em marketing digital do jeito certo. Assim, você aplica os recursos nas ações mais adequadas para atingir seu público da forma mais eficiente possível, construir uma imagem sólida para associar a sua marca e uma presença digital forte.

Se interessou em levar o marketing digital para sua empresa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das informações que temos para você periodicamente!

Data: 26.12.2017
Categoria: Ideias


Compartilhe isso.
×

Saiba como convencer seu chefe a investir em marketing digital

Outros posts

5 estratégias de Marketing Digital que você precisa implementar JÁ!

Marketing Digital para pequenas e médias empresas: por que o seu negócio precisa dele?

Marketing online: o que é e quais são as diferenças para o offline?

Afinal, marketing na internet é só para as grandes empresas?

As melhores práticas de marketing digital para pequenas e médias empresas

As 8 principais estratégias de marketing que a sua empresa pode adotar

Saiba como convencer seu chefe a investir em marketing digital

É inovação na comunicação, mas pode chamar de Neocom.

Twitter começa a testar 280 caracteres.

Sim, a mídia tem poder.

Novas Mídias, muitas possibilidades, poucos limites.