Com o trabalho segmentado em mídias alternativas, é possível realizar ações mais direcionadas, promoções para perfis específicos, trabalhar o branding da marca por meio do remarketing, entre outras estratégias. Diante disso, o marketing digital para pequena e média empresa funciona muito bem porque, mesmo com poucos recursos, os empreendedores conseguem conquistar novos clientes.

Neste post, abordaremos a importância de ter uma estratégia de marketing digital sólida e mostraremos as melhores práticas que as PMEs devem adotar para alcançar resultados satisfatórios. Acompanhe!

As melhores práticas de marketing digital para pequenas e médias empresas

 

Tudo começa por um bom planejamento

O marketing digital é uma excelente ferramenta para as pequenas e médias empresas atingirem seus objetivos. No entanto, é preciso elaborar uma boa estratégia. Caso contrário, todo o investimento pode ir por água abaixo.

Depois de fazer esse planejamento minucioso, é indicado que você procure algumas inspirações, ou seja, observe o que está dando certo para outras empresas e aplique essas ideias ao seu negócio. Assim, você terá mais probabilidades de acertar.

A seguir, confira algumas boas práticas capazes de levar pequenas e médias empresas ao sucesso apostando no marketing digital:

 

Identificar e seguir as regras dos principais motores de buscas

É fundamental aplicar as técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Além disso, sua equipe de marketing precisa conhecer os formatos de anúncios disponibilizados pelos motores de busca como o Google e o Bing.

Ao fazer isso, você terá uma visão melhor das possibilidades para alcançar mais visitas para o seu blog ou site.

 

Otimizar a URL do seu site

A URL do seu site precisa estar alinhada com a palavra-chave que a sua empresa quer ranquear. Nesse sentido, um case bacana é o da Rock Content. Para aumentar as chances de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do Google, a empresa comprou um domínio que tem sua principal palavra-chave.

É importante destacar que, para colocar essa ideia em prática, não é necessário investir em um domínio personalizado para cada termo. O ideal é que a palavra seja incluída após a barra da sua URL. Por exemplo, para um determinado conteúdo que tem o objetivo de conquistar uma boa posição para a palavra X, é indicado ajustar o endereço da seguinte maneira: www.seusite.com/X.html.

 

Renomear seus arquivos

Seguindo a mesma ideia do tópico anterior, saiba que a otimização também vale para o uso de imagens. Por exemplo, você certamente já encontrou uma URL contendo “versao-2.jpg” ou algo do tipo, não é verdade? Pode parecer irrelevante, mas não é!

Se você não tem costume de renomear os arquivos, mude isso agora mesmo. Aplicar a palavra-chave no nome da imagem leva apenas alguns segundos e pode fazer muita diferença, aumentando suas chances de conseguir uma boa posição nos motores de buscas.

 

Investir em marketing de conteúdo

Essa estratégia de marketing digital tem sido adotada por empresas de diversos portes e segmentos. A prática consiste em oferecer conteúdos relevantes com o objetivo de atrair e engajar a sua audiência, tornando mais fácil gerar negócios futuros. Em outras palavras, trata-se de educar o mercado.

Antes de tudo, é essencial realizar um bom planejamento para que você identifique as dores da sua persona, escolha os canais (blog, redes sociais, e-mail, entre outros), bem como os formatos (vídeos, áudio, texto e imagem) mais adequados para produzir conteúdos de qualidade para o seu público.

Ao investir nessa prática, você também aumentará sua autoridade e o alcance da sua marca. Além disso, uma dica de ouro é trabalhar com frequência de publicação. Dessa maneira, seu blog ou site receberá mais tráfego orgânico e terá mais chances de aparecer nas primeiras posições dos principais motores de buscas.

 

Incluir a palavra-chave nos intertítulos

Uma prática que, muitas vezes, não é aplicada da forma correta — ou até esquecida — é a inclusão das palavras-chave nos intertítulos. Por exemplo, imagine que o termo que gostaríamos de ranquear fosse “intertítulos”. Agora, observe o título deste tópico e perceba que estamos seguindo a nossa própria dica.

É importante pensar nesses detalhes na hora de criar seus conteúdos, pois se você escolher palavras e termos aleatoriamente, não conseguirá atingir resultados tão satisfatórios.

 

Ter um site responsivo

Não é novidade que o uso de dispositivos móveis cresce a cada dia. Diante disso, é imprescindível oferecer a melhor experiência possível ao usuário, independentemente do aparelho que ele estiver utilizando para acessar a sua página.

É por isso que você deve investir em um site responsivo, para que ele se adapte perfeitamente ao tamanho e à resolução da tela de smartphones, tablets, computadores, entre outros. Também é importante contar com os serviços de profissionais capacitados para executar essa tarefa.

 

Apostar nas redes sociais

Sem dúvidas, as redes sociais são um dos principais canais em termos de marketing digital na atualidade. Investir em uma fanpage, bem como produzir conteúdos específicos para essa plataforma costuma ser bastante eficaz.

Uma dica importante é analisar primeiramente em quais redes sociais o seu público-alvo está. Afinal, se você oferece um produto de consumo B2C, por exemplo, provavelmente não fará sentido ter conteúdos nas companys pages do LinkedIn.

 

Reotimizar conteúdos do seu blog

Uma boa forma de potencializar os resultados de um trabalho é implementar uma rotina de acompanhamento e reotimização de conteúdos já produzidos para conquistar boas posições para novas palavras-chave. Assim, você reduzirá os esforços de marketing para produção de conteúdos novos e não falará “mais do mesmo” para o seu público.

Verifique também se o conteúdo está bem escrito. Mesmo a internet sendo um ambiente mais informal, lembre-se de que você está trabalhando a imagem da sua empresa. Se for possível, contrate os serviços de um redator ou de uma agência especializada.

Como já mencionamos no decorrer deste artigo, existem muitas oportunidades de conquistar resultados positivos com marketing digital para pequena e média empresa. No entanto, é preciso implementar boas práticas. Acompanhe canais, blogs e sites para se manter sempre atualizado e não ficar em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

E então, gostou do nosso post? Então compartilhe em suas redes sociais. Assim, outras pessoas também aprenderão estratégias interessantes de marketing digital para pequena e média empresa.

Data: 05.01.2018
Categoria: Negócios


Compartilhe isso.
×

As melhores práticas de marketing digital para pequenas e médias empresas

Outros posts

5 estratégias de Marketing Digital que você precisa implementar JÁ!

Marketing Digital para pequenas e médias empresas: por que o seu negócio precisa dele?

Marketing online: o que é e quais são as diferenças para o offline?

Afinal, marketing na internet é só para as grandes empresas?

As melhores práticas de marketing digital para pequenas e médias empresas

As 8 principais estratégias de marketing que a sua empresa pode adotar

Saiba como convencer seu chefe a investir em marketing digital

É inovação na comunicação, mas pode chamar de Neocom.

Twitter começa a testar 280 caracteres.

Sim, a mídia tem poder.

Novas Mídias, muitas possibilidades, poucos limites.