Quando falamos em marketing, estamos nos referindo a um conjunto de ações que visa criar, explorar e atender as necessidades do mercado. Isso pode ser feito a partir de vários meios, mas atualmente, o mais popular deles é a internet.

Muitas empresas buscam investir em estratégias de marketing na web para melhorar os resultados do empreendimento e conquistar mais clientes. Essa é uma excelente forma de tornar a marca conhecida e utilizar veículos diferentes para aumentar a visibilidade do negócio. No entanto, ainda é recorrente a antiga ideia de que marketing na internet é só para as grandes organizações.

Neste post, vamos esclarecer essa questão oferecendo a você uma série de dados e informações sobre marketing na rede. Ficou interessado? Então aproveite a leitura para tirar suas dúvidas!

Afinal, marketing na internet é só para as grandes empresas?

 

Quais são os benefícios de implementar o marketing na internet para a empresa?

A internet se tornou o principal veículo para a troca e a difusão de informação. Graças ao grande alcance da rede, uma nova dinâmica de interação foi criada para permitir que o acesso ao conhecimento fosse mais facilitado e amplo. Além disso, a web oferece uma grande variedade de ferramentas e mídias para o compartilhamento e acompanhamento de dados.

Uma estratégia de marketing na internet oferece uma ampliação do campo de possibilidades do empreendimento. Assim, a empresa pode contar com diversos recursos para interagir e compartilhar conteúdos relevantes com seus clientes, contribuindo para a formação de uma imagem positiva e ativa da marca.

Em outras palavras, empresas que se abrem para o marketing na web expandem os seus horizontes, ganhando mais espaço no mercado e assumindo um lugar estratégico diante do usuário dos serviços. A companhia conquista um lugar diferenciado, demonstrando sua autoridade e capacidade de oferecer informação de qualidade para o público.

 

Quais as principais estratégias de marketing na internet utilizadas?

Há uma série de estratégias de marketing na internet que você pode utilizar no seu empreendimento. Confira as principais a seguir!

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se estrutura principalmente na publicação de material relevante no blog ou site da empresa. Nessa página, é possível realizar uma série de postagens relacionadas ao seu produto ou serviço, conduzindo o cliente em um processo de educação natural — conhecido como funil de vendas — até a realização da compra.

Cada texto publicado deve conter uma chamada indicando o próximo passo da jornada — pode ser algo como deixar um comentário, assinar a newsletter ou mesmo baixar um e-book, por exemplo. Dessa forma, você gradualmente fideliza o cliente à marca e o convence das oportunidades que podem ser adquiridas com o seu produto.

 

Marketing local/regional

O marketing local/regional é uma estratégia que integra ferramentas de pesquisa a mapas. Assim, quando alguém realiza uma busca na internet, a sua empresa aparece localizada no mapa, mostrando também informações como o telefone e o endereço do site para o cliente. Essa proposta possibilita disponibilizar informações com facilidade para o consumidor, dando maior visibilidade para a marca e incentivando o engajamento.

 

E-mail marketing

Como o nome já indica, o e-mail marketing é uma campanha promovida através do e-mail. Por meio dessa estratégia, é possível enviar mensagens a diversos contatos diferentes, seja para divulgar uma promoção, aumentar o reconhecimento da marca, possibilitar o contato com um novo produto ou fidelizar clientes.

Essa proposta conquistou o mercado porque reúne uma série de vantagens. O e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo, e além de apresentar baixo custo, ele pode colaborar para o fechamento das vendas. Trata-se, portanto, de uma forma de promover campanhas pouco invasivas e de ganhar espaço no dia a dia do consumidor.

Para se ter uma estratégia de e-mail marketing bem sucedida, é importante compartilhar conteúdos relevantes e ter muita atenção ao tópico “assunto”, pois ele é o primeiro fator observado pelo leitor.

 

Criação de site

Manter uma página corporativa na internet é indispensável para promover uma boa campanha. Como você viu anteriormente, o site permite disponibilizar conteúdos relevantes para o consumidor, agregando valor à marca e contribuindo para a fidelização.

Ter um site é um passo básico para alcançar sucesso na rede: trata-se da página oficial da empresa, e por meio dela é possível estabelecer uma comunicação direta com o público. Logo, é nessa página que a marca tem a chance de promover a sua imagem e desenvolver um diálogo positivo com os consumidores.

No meio digital, o empreendimento pode estabelecer uma política de transparência, informando sua visão, seus valores e sua missão, além de publicar iniciativas interessantes do empreendimento.

 

Marketing na internet é somente para as grandes empresas?

O marketing para internet não é só para as grandes corporações: ele também oferece diversas vantagens para as pequenas e médias empresas, principalmente no que diz respeito à ampliação do alcance da marca.

Independentemente se o negócio está estreando no mercado ou se já é consolidado, estratégias de marketing na internet podem maximizar os índices de fidelização de clientes — basta contar com os conhecimentos necessários e aplicar ações bem planejadas. Para aproveitá-la da melhor forma possível, também é importante adequar o seu planejamento estratégico dependendo do segmento, do nicho de mercado, dos objetivos a serem alcançados, entre outras questões.

Como você viu, o marketing na internet é uma ótima estratégia para promover o desenvolvimento dos negócios. Ele pode ser utilizado em empresas de qualquer tamanho e por meio de diversos canais, como o marketing de conteúdo, o marketing local/regional, a criação de sites e o e-mail marketing.

Os efeitos dessas ações vão desde o engajamento do público à multiplicação dos canais de contato, contribuindo ainda para o desenvolvimento de uma imagem positiva para a marca e, consequentemente, aumentando as vendas e a fidelização de clientes.

Para aproveitar ao máximo as potencialidades do marketing na internet, é importante que a companhia desenvolva uma boa estratégia, pensando no nicho de mercado, em seus objetivos, no público-alvo, na identidade da marca e nos valores e missão do negócio.

Gostou de saber que pequenas e médias empresas também podem investir em estratégias de marketing na internet? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro do assunto!

 

Data: 05.01.2018
Categoria: Negócios


Compartilhe isso.
×

Afinal, marketing na internet é só para as grandes empresas?

Outros posts

5 estratégias de Marketing Digital que você precisa implementar JÁ!

Marketing Digital para pequenas e médias empresas: por que o seu negócio precisa dele?

Marketing online: o que é e quais são as diferenças para o offline?

Afinal, marketing na internet é só para as grandes empresas?

As melhores práticas de marketing digital para pequenas e médias empresas

As 8 principais estratégias de marketing que a sua empresa pode adotar

Saiba como convencer seu chefe a investir em marketing digital

É inovação na comunicação, mas pode chamar de Neocom.

Twitter começa a testar 280 caracteres.

Sim, a mídia tem poder.

Novas Mídias, muitas possibilidades, poucos limites.