Promover a imagem do negócio é uma tarefa desafiadora, não é mesmo? É preciso fazer a escolha das estratégias certas para atingir ao público-alvo, lançando uma imagem positiva da marca. Antes de inserir qualquer campanha no empreendimento, portanto, é importante ter as informações adequadas, para colocar em ação uma proposta que realmente gere os efeitos desejados.
O marketing oferece uma série de alternativas. Entre elas, há o marketing online e o offline. Mas, afinal, quais são as diferenças entre eles? Ficou interessado? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!
O marketing online é um conjunto de ações realizadas nos meios virtuais com a intenção de atrair novas negociações, desenvolver relacionamentos e promover a imagem da empresa. Ou seja, são ações de marketing que utilizam as plataformas da internet para o desenvolvimento das atividades.
Essa proposta ganha cada vez mais espaço no mercado com as novas tecnologias. As principais estratégias utilizadas são o marketing de conteúdo, a divulgação em redes sociais, vídeos e a otimização para motores de busca.
O marketing offline é aquele que não utiliza meios virtuais como veículo de comunicação, se valendo de diversos recursos para se propagar, como eventos, rádio, televisão, jornal, revistas e panfletos. Essa é a forma mais tradicional de marketing, dado que o uso da internet para a propaganda ainda é relativamente recente.
A diferença básica entre o marketing online e offline é o tipo de canal utilizado para a propagação de informações. O online é todo realizado pela internet, nas diversas possibilidades que ela oferece. Já o offline se vale de diferentes meios tradicionais, como rádio, revistas e anúncios impressos.
Mas há outros aspectos que distinguem as duas estratégias. O investimento inicial do marketing online é bem menor do que o do marketing offline, por exemplo. Além disso, eles alcançam públicos de uma forma diferente. O marketing online também é muito recente e está em expansão, enquanto o offline já tem um lugar consolidado no mercado.
De toda forma, a aplicação de qualquer uma das técnicas demanda a realização de pesquisas e o uso de conhecimento especializado.
Para saber em qual estratégia investir, é importante realizar uma pesquisa sobre o público que frequenta o seu negócio. Avaliar aspectos como sexo, idade, interesses pessoais, formação familiar, profissão e hábitos permite conhecer melhor o cliente. Assim, é possível saber quais são os veículos de comunicação que mais têm chance de atingir ao consumidor.
O marketing online é uma alternativa que ganhou espaço no mercado porque a internet e os smartphones estão muito mais acessíveis para o público. Porém, ainda existe uma parcela considerável de pessoas que não utiliza esses recursos e consome mais informações por meio da televisão, fontes impressas e rádio. Assim, a decisão sobre qual modalidade de marketing utilizar depende do perfil do público que acessa os produtos ou serviços.
Apostar no marketing online é uma excelente estratégia e que apresenta um baixo investimento inicial. Essa alternativa possibilita ampliar a rede de clientes e maximizar o reconhecimento da organização nas redes sociais. Além disso, o marketing online incentiva uma maior interação da empresa com os clientes. Isso cria uma relação mais próxima e permite que o consumidor se identifique com a marca.
Com ele, a corporação pode aumentar sua visibilidade, melhorando o seu posicionamento nos sites de busca. Outra vantagem é que há a possibilidade de realização de correções e edições nas postagens. Assim, o empreendimento pode tentar abordagens diferentes e ver qual faz mais sucesso entre o público.
Outra vantagem que o marketing online apresenta é a maior capacidade de mensuração, o que viabiliza a realização de um monitoramento contínuo das ações de publicidade.
O marketing offline apresenta grande credibilidade entre as várias alternativas de realização de propaganda. Ele utiliza meios de comunicação convencionais, que são acessíveis à maioria da população. Afinal, pessoas que moram em regiões mais pobres ou afastadas podem ter dificuldades no acesso à internet.
Além disso, muitas pessoas são acostumadas ao uso de impressos ou não dominam tecnologias. Assim, contar com os recursos offline é uma ótima chance de alcançar a esse grupo.
Uma excelente proposta para o empreendimento é investir nas duas estratégias de marketing. Elas são complementares e, em conjunto, podem ter um alcance maior sobre o público.
Ao fazer uma campanha impressa, por exemplo, é fundamental acrescentar os endereços de e-mail, das redes sociais e do blog da corporação. Além disso, é possível usar o Facebook ou outras redes sociais para promover eventos presenciais do seu empreendimento.
Você pode também imprimir QR Codes em folhetos e banners do negócio. Ou seja, integrar as duas metodologias é fácil e pode aumentar a efetividade das campanhas. Basta utilizar os recursos de forma criativa e fazer com que um mecanismo de comunicação leve a outro.
É muito positivo adotar o marketing online e offline como táticas complementares. Ambos atingem o público de diferentes formas. Além disso, o grupo que o marketing online não alcança, o marketing offline atinge com facilidade. As duas medidas em conjunto podem levar a campanhas publicitárias mais efetivas e bem-sucedidas.
Como vimos, o marketing online é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, com a expansão do uso da internet e dos smartphones e tablets. Assim, permite que haja mais interação entre a empresa e o público, além de ser uma proposta que facilita a mensuração de resultados. Essa alternativa pode ser aliada ao marketing offline, contribuindo para que a corporação expanda os seus horizontes e atinja o público de forma cada vez mais diversificada.
Com essas técnicas, a corporação pode ter uma série de vantagens e se destacar no mercado diante dos concorrentes. E então? Gostou de saber o que é marketing online e quais as diferenças entre ele e o marketing offline? Confira também o nosso post: “Afinal, marketing na internet é só para as grandes empresas?”.