Não sabe por que o Marketing Digital para pequenas e médias empresas é tão importante? Sem problemas. Essa é uma das perguntas que mais recebemos no dia a dia aqui na agência.

Para respondê-la, precisamos que você reflita sobre o seguinte fato: um empreendimento de pequeno e médio porte, com baixo orçamento para marketing, ainda assim compete com marcas nacionais e internacionais quando o assunto é publicidade, certo? E essas corporações, claro, têm budgets gigantescos e equipes encorpadas para essa mesma finalidade. Então, como competir com esses gigantes?
 

Com o Marketing Digital, oras!

Para onde quer que você olhe atualmente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas e engajadas com a tecnologia. Te desafiamos, inclusive, a andar pelo seu bairro durante alguns minutos e encontrar uma pessoa que não esteja olhando para o celular. Missão impossível, né?

Então, toda empresa que quiser conquistar mais clientes e, consequentemente, vender mais, precisa de uma estratégia online para prosperar. Principalmente as pequenas. Ocorre que a maioria das pessoas, quando ouve falar sobre uma empresa pela primeira vez, costuma procurar imediatamente por um site ou perfil desta nas redes sociais. Assim, elas conseguem encontrar mais informações sobre os produtos e/ou serviços.

A verdade é que, hoje em dia, ninguém mais liga para a loja ou empresa para tirar alguma dúvida. Em vez disso, o costume é procurá-la online e, caso não a encontre, é só tentar encontrar outra que tenha algum tipo de presença social.

Porém, infelizmente, a maioria dos proprietários de pequenas e médias empresas não têm um site responsivo ou uma rede social completa e dinâmica. E esse, meu caro, é um dos erros mais graves que eles cometem.
 

Se liga!

Veja só: se as expectativas do cliente mudaram e quase todo mundo tem acesso à internet e utiliza da mesma regularmente, seu produto ou serviço PRECISA estar nela, certo? Além disso, atualmente, a maioria dos pré-requisitos online que seu negócio precisa são gratuitos. Até mesmo o site (afinal, um modelo simples no wordpress já resolve metade dos seus problemas).

O grande pulo do gato é que, quando se tem um plano assertivo de Marketing Digital para pequenas e médias empresas, as chances desses empreendimentos competirem com os gigantes no mercado chegam a triplicar. Quando a estratégia é boa, meu amigo, não há Coca-Cola nesse mundo que derrube o seu negócio.

Porém, nós já sabemos o que você está pensando. “Ok, tudo isso faz sentido mas, me dê UM MOTIVO factual, além desse de conseguir competir com grandes marcas (que ainda não me atraiu, por sinal), para me convencer a investir nesse tal de Marketing Digital.”

Tudo bem, desafio aceito. Nós só não vamos dar um, como 5 motivos pelos quais você deveria se render a esse ramo da Publicidade.
 

Investir em Marketing Digital é importante porque…


 

1. Torna suas vendas mais eficientes

Ao aumentar sua presença e alcance digital, a receita da sua empresa tende a crescer ainda mais. Afinal, quanto mais exposição você puder ganhar para sua marca, mais leads (potenciais clientes) você gerará.

Além disso, o Marketing em meio digital permite acesso mais rápido e simples ao desempenho das campanhas, publicações, número de visitas nas páginas etc. Assim, quanto mais dados você conseguir extrair dessas estratégias, maior será o seu ROI (Retorno Sobre Investimento).
 

2. É mais barato que o Marketing convencional

O tamanho da importância do Marketing Digital para pequenas e médias empresas talvez se torne ainda mais evidente aqui. Afinal, ele é muito mais rentável que o Marketing tradicional. Isso, para empreendimentos de menor porte, é essencial devido ao nível baixo de recursos ou capital.

Como já explicamos um pouco, as novas mídias são infinitamente mais baratas, eficazes e, as mais importantes, inclusive, são de graça. Ninguém paga, por exemplo, para fazer um perfil em redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest etc.

Quando tratamos de níveis mais avançados de Marketing Digital, como impulsionamentos, compra de palavras-chave, assinatura de ferramentas de mensuração de dados etc, ainda assim o custo é infinitamente menor. Isso sem falar que o prejuízo é praticamente improvável. Aliás, vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.
 

3. Permite testes e mudanças de estratégia

Imagina isso: uma empresa gasta rios de dinheiro para colocar seu anúncio no ônibus, imprimir um banner de três andares para pendurar em shopping centers, contratar uma celebridade para falar do produto durante o intervalo da Globo etc. Se a campanha não der certo, já era. O prejuízo é gigantesco.

Já no Marketing Digital, além dos resultados serem mais rápidos, eles também são mais simples de se resolver. É só publicar de outro jeito, tentar mudar alguns detalhes na página de vendas, ajustar algum conteúdo etc.

Porém, é claro que para tudo tem um limite. Como estamos na era da internet, é importante saber que um erro GRAVE se espalha em um segundo para milhares de pessoas, podendo inclusive queimar o filme do seu negócio. Então, procure pensar no seu público AO MÁXIMO e se atente aos mínimos detalhes para não ofender ninguém, combinado?
 

4. Te ensina sobre seu próprio negócio

A análise por trás do Marketing Digital é crucial para pequenas e médias empresas que desejam crescer no mercado. Afinal, é ela que dita quais táticas estão funcionando e, mais importante, quais não estão funcionando.

Ao alinhar todas essas informações e análises, é possível desviar o orçamento de táticas e campanhas que não estão dando certo para aquelas que estão gerando mais engajamento e interações, por exemplo. Assim, fica muito mais fácil entender e estabelecer a dinâmica certa ao seu negócio.

Entenda: quanto menos você souber sobre seus KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho), menor será a probabilidade de vender mais e atingir suas metas.

A HubSpot, empresa de renome no Marketing Digital, afirmou que 74% das empresas que não alcançam seus objetivos não sabem coisas básicas como: oportunidades e números de visitantes no site, qual o perfil de seus potenciais clientes, do que eles precisam, quais anúncios converteram mais, quais posts e ações online tiveram mais acessos etc.
 

5. E, por fim.. aumenta suas chances de sucesso

Já deu para entender a importância do Marketing Digital para pequenas e médias empresas, né? Ele torna suas vendas mais eficientes, permite a concorrência com marcas gigantescas no meio online sem gastar tubos de dinheiro, facilita o estabelecimento de estratégias e ainda te dá um controle do seu negócio muito maior.

Tá esperando o quê para investir nesse meio? Aliás, se quiser saber ainda mais sobre esse assunto, fique de olho no nosso Blog e Redes Sociais! Você, além de alavancar suas vendas, vai se tornar um expert do Marketing Digital!

Data: 13.08.2018
Categoria: Ideias


Compartilhe isso.
×

Marketing Digital para pequenas e médias empresas: por que o seu negócio precisa dele?

Outros posts

5 estratégias de Marketing Digital que você precisa implementar JÁ!

Marketing Digital para pequenas e médias empresas: por que o seu negócio precisa dele?

Marketing online: o que é e quais são as diferenças para o offline?

Afinal, marketing na internet é só para as grandes empresas?

As melhores práticas de marketing digital para pequenas e médias empresas

As 8 principais estratégias de marketing que a sua empresa pode adotar

Saiba como convencer seu chefe a investir em marketing digital

É inovação na comunicação, mas pode chamar de Neocom.

Twitter começa a testar 280 caracteres.

Sim, a mídia tem poder.

Novas Mídias, muitas possibilidades, poucos limites.